quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pessoal, uma dúvida muito comum entre as Dukanianas é sobre o Farelo de Aveia. Muitas pessoas me perguntas se Farelo de Aveia e Flocos de Aveia são a mesma coisa.

A aveia é tão rica em nutrientes que passou a ser considerada um alimento funcional. Não à toa… O cereal é da turma da faxina das artérias. É famoso por seu poder anticolesterol, mas também é ótimo para os hipertensos. A betaglucana, uma das suas fibras, além de dissolver a gordura maléfica, melhora a circulação sanguínea e, assim, ajuda quem vive com a pressão nas alturas. Tem mais: ela fortalece nossas defesas contra bactérias e nos protege de tumores. Mas não é por isso que dá pra se esbaldar com essa delícia. A aveia, por incrível que pareça, é bastante calórica.

Vejam a diferença!!!

Diferença entre farelo e flocos de aveia


Uma das coisas obrigatórias nessa dieta é o consumo diário de farelo (não flocos) de aveia. 


Na fase de ataque: 1,5 colher de sopa por dia.
Na fase de cruzeiro: 2 colheres de sopa.
Na fase de consolidação: 2.5 colheres de sopa por dia.
Na fase de estabilização: 3 colheres de sopa por dia (para sempre).




Apesar de terem o mesmo número de calorias e quantidade de gordura, o farelo de aveia (oat bran) e os flocos de aveia (oat meal) têm características próprias que os distinguem. Em termos de quantidade proteica e de fibras, sem dúvida o farelo tem mais. Um copo de flocos de aveia tem aproximadamente 8g de fibras e 12 de proteína, enquanto o farelo tem 18g de fibras e 20g de proteína.
Entretanto em termos nutritivos, o farelo fica um pouco atrás se comparado aos flocos. É assim já que o grão é removido quando o farelo é feito, o que não acontece com os flocos, que permanecem inteiros (é quase o grão de aveia inteiro).

Embora ambos os produtos sejam originados do grão de aveia, eles se tornam diferentes depois de passarem por vários processamentos. Depois que os grãos de aveia são debulhados, eles são transformados em flocos de diferentes espessuras e tamanhos. Os flocos, depois de processados, que têm espessura entre 0,3 e 1mm, são o que a maioria das pessoas reconhece como flocos de aveia (oat meal em inglês). No caso do farelo de aveia, os flocos ainda passam por outras etapas extras de processamento que separam o farelo (bran) do resto do grão.
Resumindo:
1- O farelo de aveia tem mais proteínas e fibras do que os flocos de aveia.
2- Os flocos de aveia são os grãos de aveia quase inteiros e o farelo é só uma parte do grão.


Nutritional value per 100 g
Flocos de Aveia*Farelo**Farelo*Farelo de trigo*
Energy380 kcal / 1610 kJ311 kcal / 1312 kJ246 kcal / 1029 kJ248 kcal / 1038 kJ
Outros carboidratos67 g51.7 g66.22 g47.8 g
-Açúcares1 g1.45 g9.68 g
Fibras10 g17.8 g15.4 g4 g
Gorduras6 g5.1 g7.03 g3.4 g
Proteinas16 g12.8 g17.3 g8.8 g
* USDA National Nutrient Database
Variedades
Flocos: o grão é prensado integralmente — um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.
Farelo: esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. EIdeal para ser usado em massa de pães, bolos e companhia.
Farinha: obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa à farinha de trigo.

Fonte:
http://minhadietadedukan.wordpress.com/2011/08/29/diferenca-entre-farelo-e-flocos-de-aveia/
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/aveia-em-flocos-farelo-ou-farinha-as-diferencas-e-o-poder-nutritivo-de-cada-uma-delas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário