quarta-feira, 24 de julho de 2013

MAIS SOBRE AS FASES DA DIETA

O método Dukan





O Método Dukan é composto por quatro dietas sucessivas que se articulam um com o outro para conduzir o obeso ao peso fixo e continuar nele.
Estas quatro dietas sucessivas e de abertura progressiva são concebidos para levar, respectivamente:
A primeira, a uma iniciação relâmpago e a uma perda de peso intensa e estimulante.
A segunda, a um emagrecimento regular que proporciona, de uma vez, o peso desejado: o Peso Certo de cada um.
A terceira, a uma consolidação do peso carinhosamente adquirido e ainda instável durante uma duração fixa de dez dias por quilo perdido.
A quarta, a uma estabilização definitiva, com três medidas simples, concretas, diretivas, muito eficazes, mas não negociáveis e que devem ser seguidas por toda a vida: a Quinta-feira Proteica, o abandono dos elevadores e as três colheres de sopa de farelo de aveia.
Todas as quatro dietas têm um modo de ação e uma missão particular a serem cumpridos,mas todas as quatro tiram sua força e sua eficácia decrescente da utilização das proteínas puras, antes puras em ataque, depois associadas aos legumes em cruzeiro, mais abertas aos alimentos na consolidação e, enfim, novamente puras, mas em um único dia por semana, na fase de estabilização definitiva.
É com essa dieta utilizada pura e sem partilha, com uma duração que pode variar,segundo o caso, de dois a sete dias, que a fase de ataque começa de maneira poderosa, criando um efeito surpresa.
É essa mesma dieta que, utilizada em alternância, confere seu poder e seu ritmo à dieta de alternância de proteínas e leva definitivamente à obtenção do peso desejado.
As proteínas puras fazem emagrecer sem perda muscular, nem flacidez da pele
Esta constatação não tem nada de surpreendente quando se sabe que a pele, seu tecido elástico, assim como o conjunto dos músculos do organismo, é essencialmente constituída por proteínas. Uma dieta com insuficiência de proteínas obrigaria o corpo a utilizar as de seus próprios músculos e pele, fazendo com que essa elasticidade se perdesse, sem falar da fragilização dos ossos,frequentemente já ameaçados,da mulher na menopausa. A conjugação desses esforços produz um envelhecimento dos tecidos, da pele, dos cabelos e da aparência geral, comumente notado pelos próximos e que pode fazer com quem se interrompa a dieta prematuramente.
Inversamente, uma dieta rica em proteínas e, a fortiori, uma dieta composta exclusivamente por proteínas, como esta que o método Dukan inaugura, tem pouca razão para atacar as reservas do organismo, uma vez que elas são massivamente fornecidas.
Nessas condições,o emagrecimento rápido e tonificante conserva a firmeza dos músculos e o brilho da pele,além de permitir que se emagreça sem envelhecer muito.

Tal particularidade do Método Dukan pode parecer secundária para as mulheres jovens e rechonchudas, musculosas e de pele grossa, mas torna-se primordial para mulheres que se aproximam dos 50 anos e, assim, da menopausa, ou que tenham o azar de possuir uma musculatura reduzida ou — principalmente — uma pele delicada e fina. Porque — esta é a oportunidade de falar a respeito — veem-se hoje em dia muitas mulheres que tomam conta de sua silhueta com base exclusivamente na balança. O peso não pode e não deve ter esse papel exclusivo. O brilho da pele, a consistência dos tecidos e a tonicidade geral do corpo são,na mesma medida,parâmetros que interferem na imagem exterior de uma mulher.
(Retirado do livro: "Eu não consigo emagrecer"- Dr. Pierre Dukan- )

Nenhum comentário:

Postar um comentário