domingo, 25 de agosto de 2013

PARA NÃO ESQUECER


O que não pode faltar em uma cozinha Dukan?





















A Dieta Dukan hoje é seguida por milhares de pessoas, muitos são os novos adeptos a essa nova metodologia de emagrecimento, que mesmo com limitações nos oferece uma variedade infinita de opções, principalmente no que se refere a doces, o que a torna ainda mais interessante, afinal emagrecer comendo finalmente é possível.

A maioria das receitas possui a mesma base, portanto existem ingredientes que não podem faltar na cozinha de um (a) dukaniano (a) convicto (a).

O ovo é muito utilizado em diversas Receitas Dukan e é impressionante a variedade de alimentos preparados com esse ingrediente, com certeza é indispensável na Dieta Dukan, lembrando que para aqueles que possuem colesterol alto, o uso sem a gema é liberado, e os resultados são bem-parecidos.

As claras de ovos normalmente usadas batidas em neve, são excelentes no preparo de bolos, muffins, suspiros, marias-moles, além de dar consistência ao preparo age como fermento natural, muitos cozinheiros de primeira linha, recusam-se a usar fermentos químicos e optam pelas claras batidas.

O farelo de aveia colabora no preparo de bolos, bases de tortas, biscoitos, mingais, bombons, panquecas, empanados, base para pizzas, nhoque, enfim, uma infinidade de alimentos. O farelo de aveia seria a nossa farinha, porém usado em menor quantidade, pois ele tem um grande poder de absorção, quanto mais farelo você colocar mais ele irá absorver os líquidos do preparo, portanto atenção.

Farelo de trigo: normalmente ele acompanha o farelo de aveia, quase sempre em menor quantidade, pois o seu peso é menor embora tenha um grande volume.

Iogurte 0%: Excelente no preparo de sorvetes, o iogurte ajuda a matar a fome fora de hora, já experimentou adicionar adoçante e aroma em um potinho de iogurte natural? É simples, mas também delicioso, outra dica fácil é no meio do preparo da gelatina substituir a metade da água fria por iogurte, fica mara!

O queijo é muito usado no preparo de doces e salgados, pode ser um substituto da manteiga e está presente em quase todas as receitas, deixa o preparo mais cremoso e encorpado, com ele é possível preparar deliciosos cheescakes, além de bolos, sorvetes, muffins, quiches, etc... Os queijos mais usados são cream cheese, queijo fresco e ricota, sempre 0%.

Adoçante: Essencial para qualquer dieta, existem diversos tipos, na Dukan é recomendado o uso de Sucralose também conhecido como Splenda nos Estados Unidos e é também conhecido pelo nome de E955 - adoçante Canderel - os Hermesetas adoçante - o xilitol (extrato de bétula) - Stevia, os líquidos e Taeq e Tal & Qual (muito bom para o cozimento), a sacarose Maltitol também são permitidos.

Os embutidos magros, presunto magro, fatias de peito de peru, de frango ou de porco sem gordura, ajudam a matar aquela fome repentina e podem ser adicionados em diversas receitas.

O leite desnatado é muito utilizado no preparo de pudins, flans, mingais, bolos, bebidas quentes e até mesmo iogurtes e queijos que preparados em casa reduzem os gastos no do final do mês, afinal ambos são consumidos praticamente todos os dias.

As folhas de gelatina são muito úteis no nosso dia a dia, com ela é possível realizar além de gelatinas, pudins, manjares, cheescake semi fria, etc... antes de conhecer a dieta dukan, nunca havia usado esse ingrediente, no entanto percebo o quanto é essencial.

Esse foi apenas um ensaio e essa lista com certeza irá aumentar, com o passar do tempo e com a descoberta de novas receitas acredito que alguns itens deverão ser adicionados, enquanto isso, me diga você, o que não pode faltar na sua cozinha dukan?

Nenhum comentário:

Postar um comentário