sábado, 26 de outubro de 2013

INTERESSANTE SABER!!!

DIET X LIGHT




DIET

Quando a palavra "diet" está estampada no rótulo de um alimento ou bebida, significa que existe a ausência total de algum ingrediente, que pode ser o açúcar, o sal, a gordura, etc. 
Produtos específicos para diabéticos devem ser totalmente isentos de açúcar, para pessoas com problemas cardiovasculares, a restrição deve ser de gordura, e assim por diante....
Isso não significa necessariamente redução nas calorias.
Apesar de os alimentos diet substituírem alguns ingredientes, eles não são prejudiciais a  saúde, e para pessoas que possuem restrições na dieta (como os diabéticos, hipertensos etc) eles são a única opção.
Exemplo: No chocolate diet todo o açúcar utilizado na sua fabricação é substituído por adoçantes. Mas a troca do açúcar por adoçantes no momento da fabricação, modifica em grande parte a textura do alimento. Para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, o que faz com que o total de calorias do chocolate "diet" seja equivalente ou maior que o do chocolate “não diet”


LIGHT

São aqueles com baixo teor de componentes (sódio, açúcares, gorduras, colesterol) e/ou calorias, ou seja, não são isentos totalmente como os "diet". Portanto Ligth também não significa necessariamente que o
alimento tenha calorias reduzidas.
Os alimentos são classificados como "light" quando houver uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao alimento tradicional DA MESMA MARCA, portanto uma redução de 50% no teor de gorduras em um alimento da marca x pode ainda sim resultar em uma quantidade maior de gordura em comparação com um alimento da marca y que tem redução de apenas 30% no teor de gorduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário